terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bizz número zero - Discoteca básica


DISCOTECA BÁSICA

    Pois é, até o reino da música descartável (bem-vindo ao Circo do RocknRoll) tem seus clássicos eternos. São aqueles discos que cristalizam o auge criativo de uma banda importante, ou então definem as trilhas para a geração seguinte. Dá para conversar sobre heavy metal sem o primeiro do Led Zeppelin? Você pode tentar... Mas, para não dar vexame, é melhor prestar atenção nesta discoteca básica. Afinal, estes discos fizeram história. Mês que vem tem mais.

    The Sun Sessions
    O Rei Elvis antes de entrar no exército, virar galã de Hollywood e cantar baladas napolitanas orquestradas. Rockabilly puro, no berço, com a lendária guitarra de Scotty Moore.

    16 Golden Greats
    Uma coletânea que vale ouro mesmo: contém as fundamentais obras de Chuck Berry. Entre elas, Johnny B. Goode e Rockn Roll Music.

    Revolver
    A guinada definitiva dos Beatles para forjar o pop dos anos 60. Cravos, violoncelos, efeitos de estúdio... uma ousadia que desembocaria em:

    Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
    Muita gente prefere a maratona-síntese do "álbum branco", mas este LP acaba sempre em primeiro quando qualquer bando de críticos se reúne para eleger "o melhor de todos os tempos". Em segundo lugar, também não dá outra:

    Blonde on Blonde
    Em um duplo, 05 momentos mais luminosos de Bob Dylan em sua fase elétrica. Não que a fase folk-acústica não tenha dado uma obra-prima:

    Highway 61 Revisited
    Gaitinha, violão e letras de fôlego épico, ou seja, quilométricas e visionárias. A música popular, e seus refrões "volte pra mim, baby", não poderia ser mais a mesma.

    The Doors
    O primeiro disco da banda, pelo menos tão psicodélico quanto e anterior a Sgt. Peppers. Tem The Erid. Precisa dizer mais?

    The Velvet Underground & Nico
    Enquanto isso, essa turma novaiorquina encabeçada por Lou Reed e John Cale (e amparada por Andy Warhol) deixava o psicodelismo comendo poeira para destilar crônicas do submundo. Aviso: a voz da alemã Nico pode gelar a espinha dos inocentes.

    Are You Experienced?
    Todas as possibilidades e impossibilidades de um novo instrumento, ou seja, Jimi Hendrix recria a guitarra elétrica.

    Layia & Other Assorted Love Songs
    Sob a alcunha (só para despistar) de Derek & The Dominoes, outros dois grandes guitarristas - Eric Clapton e Duane Allman fabricam os novos blues.

    The Who Seu Out
    Em formato de programa de rádio, com vinhetas e propaganda, uma sátira implacável ao consumismo. De quebra, grandes canções do sr. Pete Townshend.

    The Piper at the Gates of Dawn
    Experimentalismo anos 60 em seu grau mais radical. Esse era o Pink Floyd de Syd Barrett. Sem ele, a banda teria de esperar um bom tempo para igualar tamanha obra-prima. Teriam de esperar até:

    The Dark Side of the Moon
    Sob o comando de Roger Waters, um tratado musical sobre a esquizofrenia, inspirado no caso Syd Barrett. E o Sgt. Peppers do rock progressivo, quer dizer: rock para se ouvir esticado no sofá (de preferência, com fone de ouvido).

    Led Zeppelin
    A banda que quebrou todos os recordes dos Beatles, sem jamais lançar um compacto, em sua explosiva estréia. Começa com uma balada tradicional do folclore anglo-saxão, Babe lm Gonna Leave You. ao singelo som do violão. Na seqüência, cristaliza o abc do heavy metal.

    Led Zeppelin IV
    Parece uma coletânea nos moldes Greatest Hits, mas não é, O lado 1 abre com riff infernal de RocknRoll e fecha com a quase sinfônica (da balada à pauleira) Stairway Lo Heaven, aclamada como "hino da geração hippie". E tão bom que muitos fãs, até hoje, não conseguiram virar o disco.

    Sticky Fingers
    Demoraram, mas apareceram. Isso porque os Rolling Stones, apesar de seu pontapé inicial em 63, só lançaram sua primeira obra-prima no formato LP (esta mesma) em 71. A segunda, em compensação, viria no ano seguinte:

    Exile on Main Street
    Dois discos e um painel completo das aspirações stonianas à mais retinta negritude. Além disso, pode salvar uma festinha mal-encaminhada.

    Surfs Up
    Pouco conhecido, nunca obteve no Brasil o status de clássico que goza lá fora.. Mas é o testamento das preciosistas harmonias vocais dos Beach Boys, em uma retrospectiva madura de seus tempos de garotos de praia e prancha.

    Every Picture Teus a Story
    Acredite ou não, Rod Stewart tem no currículo um capitulo essencial para a história do rock (entre outras coisas, este é o LP que leva Maggie Mae). Sua rouca garganta ajuda também, e muito, em:

    Truth
    O guitarrista favorito dos guitarristas, Jeff Beck, comparece com uma superbanda - fora o rouco acima citado, Ron Wood, John Paul Jones e Jimmy Page. Este, inclusive, até hoje reivindica para si o arranjo de Becks Bolero, uma das gemas presentes.

    In the Court of the Crimson King
    A escaldante/viajante estréia do King Crimson, ou mr. Robert Fripp. A faixa de abertura, 21º Century Schizoid Man, é tem obrigatório no rol das "favoritas de uma geração".

    Fun House
    Punk puro, safra 70, cortesia de Iggy Pop e seus Stooges. Não é à toa que No Fun, uma das faixas desse barril de dinamite, aparecia no repertório de todo show dos Sex Pistols.

    The Rise and Fali of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
    Um álbum conceitual, no qual um extraterrestre vem ser um superstar cinco antes do fim do mundo, coloca David Bowie no panteão do rock. Outro fundamental do ator/cantor:

    Low
    O primeiro da trilogia gravada em Berlim, com o auxílio de Brian Eno, este coloca Bowie na fronteira com o experimentalismo antipop. Foi tão imitado que virou o gênero batizado de "cold wave".

    Never Mind the Bollocks, Heres the Sex Pistols!
    "Eu sou um anti-cristo, eu sou um anarquista, não sei o quero mas sei como conseguir... eu quero é destruir", urrava Johnny Rotten. A raiva era real, e virou o Circo da Música Descartável de cabeça para baixo.

Um comentário: