sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bizz número 1 - Showbizz I

UM MAGO DA ELETRÔNICA EM VISITA

    Mais precisamente dia 12, no Museu de Arte de São Paulo. Como já faz uns oito anos que esse mago da música eletrônica não toca ao vivo, não haverá show e sim um seminário sobre seus métodos de composição e gravação. Para quem não conhece o distinto músico, Holger Czukay era o homem por trás dos teclados e do baixo do Can, um dos importantes grupos alemães dos anos 70, e foi aluno de Stockhausen. Desde que a banda se dissolveu, tem desenvolvido um trabalho solo da maior consistência - no meio do qual brilha Snake Charmer, LP produzido em colaboração com The Edge, o guitarrista do U2, e Jah Wobble, ex-baixista do PIL.

MAIS BOWIE NO CINEMA

    Além de estar trabalhando com diretor Jullen Temple no longa Absolute Beginners (veja na seção Cinema), David Bowle prepara a trilha sonora de When the Wind Blows. Baseado em um livro de quadrinhos para crianças sobre o holocausto nuclear, o filme é uma animação com bonecos parecidos com os Muppets e direção de Jimmy Murakami.
    Ainda não está confirmada a participação de Bowie como um dos raros seres humanos presentes em todo o rolo de celulóide.

O MAPA DO ROCK

    Acaba de ser lançado aos EUA, coro o maior sucesso, um poster/mapa mundi em que o nome de inúmeras cidades, Estados, regiões etc. são substituídos por trocadilhos com nomes de roqueiros e derivados. Coisas como Boy Geórgia e Iraque Clapton.
    A idéia veio de Richard Brestoff,34, um ator de Los Angeles. Um belo dia, entre as gravações de um filme para TV a cabo, Richard soltou o mote. Argentina Turner! Um outro ator respondeu no ato: Bolivia Newton-John!

CONCURSO DE ROTEIROS

    Kodak, Curt e Alex Associados Laboratório/ Cinematográfico e tão promovendo um concurso a roteiros para longa e curta-metragem. O melhor roteiro original a longa ganhará noventa latas a quatrocentos pés de filme, revelação e copião, enquanto o melhor roteiro de curta ficará com dez latas, além de revelação e copião.
    Envie o seu roteiro até o dia de outubro, junto às copias de registro de direito autoral protocolado pela Embrafilme, para o Departamento de Cinema da Kodak Brasileira (r. George Eastman, 213 CEP 05690 - Morumbi - São Paulo). Para maiores informações, só escrever para lá.

FESTIVAL DE FESTIVAIS

    É verão no Hemisfério Norte, e isso significa uma proliferação de festivais e concertos ao ar livre. Só no fim de semana 22 23 de junho foram realizados três festivais na Inglaterra: o de Milton Keynes, encabeçado pelo U2, Knebworth, com o Deep Purple fechando a noite, e Glastonhury, encerrado pelo Echo & the Bunnymen.
    Já o tradicional Festival de Jazz de Montreux, realizado na primeira semana de julho, foi um prato cheio para musicomaníacos em geral. Além de medalhões como Miles Davis e Keith Jarrett, uma noite com o melhor do novo rock inglês; Aztec Camera, Everything But the Girl e Sade. E, no setor das participações brasileiras, Naná Vasconcelos (presente no último LP dos Talking Heads) acompanha o violinista L. Shankar, mas o grande contingente ficou para a noite-abertura, com shows de Gal Costa, Baby e Pepeu, Airto e Flora Purim. Por último, num grande momento transcultural, o encontro de Nina Hagen & The Coconuts com a bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel. Aproveitando o embalo, vale lembrar que Alceu Valença arrasou no Kool Jazz Festival, realizado no final de junho em Nova York.

PARALAMAS DE OURO

    Bi, Barone e Herbert coletivamente conhecidos como Paralamas do Sucesso ficaram menos de vinte minutos na festa de entrega do disco de ouro referente às 100 mil cópias vendidas do álbum O Passo do Lui. E que Paula Toller, mulher de Herbert. precisava voltar voando para o estúdio de Liminha, onde está sendo produzido o disco do Kid Abelha.

A VOLTA DO GRATEFUL DEAD

    Após anos de férias, os mais loucaços baluartes do psicodelismo californiano voltam à ativa. Estamos falando do Grateful Dead, sim. Aproveitanda a onda neopsicodélica que varre o planeta, o pessoal comemora vinte anos de estrada embarcando em uma excursão por nove cidades americanas. Como se não bastasse, reaparecem também os Beach Boys, igualmente monstros sagrados do rock made in Califórnia. Getcha Back é o nome do LP que eles acabam de lançar lá fora, para uma boa acolhida crítica.

UM MESTRE DO BLUES EM SP

    Os paulistas bluesistas estão dando piruetas e esfregando as mãozinhas. O júbilo é justificado. Está chegando à capital bandeirante, para uma temporada de 13 a 31 de agosto no 150 Night Club do Maksoud Plaza, Buddy Guy - um dos maiores cantores e guitarristas de blues de todos os tempos. No agudo de seus lamentos, Guy parece ter sido a matriz de Robert Plant. Em seu dedilhado sutil-sinuoso, um dos mestres de Erlc Clapton. Ou seja, em cada show uma noite que vale por 1001, como se diz nas Arábias.

OUÇA ESSA

    "Ainda somos os mesmos e vivemos como o Belchior"
    Língua de Trapo, "Fraude´, do LP Como é Bom Ser Punk

ADIVINHA QUEM

    Se você gritou "Pote Townshend?!", acertou. Sem barba e com a calvície conquistando terreno, o venerável guitarrista e cabeça do Who é visto aqui chegando para o show em um castelo perto de Dublim, Irlanda, da excursão européia de Bruce "Chefão" Springsteen.

MOVIMENTAÇÃO DE ESTÚDIO

    Deve sair, até outubro, o quarto LP do Barão Vermelho (Som Livre), enquanto os discos de Mae East e Vinicíus Cantuáría (Odeon) recebem seus retoques finais.
    Já a RCA vem com Joe Eutanásia, Sá & Guarabira e Fevers ainda este mês, simultaneamente com Renúncia, LP de Nelson Gonçalves do qual participam Caetano e Tim Maia. Em outubro, a RCA lança Lobão, Alceu Valença e Roupa Nova.
    Do lado da WEA, devem estar saindo os novos LPs do Kid Abelha e Lulu Santos. Enquanto isso, Gil entra em estúdio para lançar o seu em outubro.
    Pela CBS, Fagner lança novo disco agora, enquanto Ritchie, Moraes Moreira e Pepeu ficam também para outubro. Um mês antes, deve estar nas lojas o pacote da Polygram: Erasmo Carlos, Dusek e a estréia de Valéria & Alma de Borracha.
    Enquanto a Continental solta o primeiro LP do Sossega Leão, a independente Baratos Afins continua ampliando seu catálogo. Este mês, saem Platina, Chave do Sol e Bocato & Banda Bloco. Em setembro, uma coletânea com quatro novos grupos paulistas: Muzak, Akira S & As Garotas que Erraram, Ness e Automartírio.

MUITO JAZZ NO EIXO RIO-SP

    Rola no começo de agosto, no eixo Rio- São Paulo, o Free Jazz Festival promovido pela produtora de Djavan, a Luanda Produções.
    No Rio, tocam Chet Baker, Hubert Laws, McCoy Tyner e Joe Pass, mais os brasileiros Hélio Delmiro, Luis Eça e Paulo Moura, entre outros, Em São Paulo, Joe Pass de novo, mais Pat Metheny, Pau Brasil, Sivuca e César Camargo Mariano.
ROCK PARA LER

    Já nas livrarias dois lançamentos que merecem uma conferida. O primeiro chama-se simplesmente Rock Progressivo (Ed. Papirus) e é escrito por Waldir Montanari, um especialista no gênero. Muita Informação - como discografia das bandas analisadas - e a ousadia de encaixar bandas raramente consideradas progressistas, como os Doors, Steppnwoif e Roxy Music.
    O outro é uma peça de Dagomir Marquezi, o Zappófílo que também co-escreve a novela "Um Sonho a Mais". Intitulada O Ocidente É Vermelho (EMW), inclui vinte músicas para uma banda de rock, muitas delas versões de conhecidas pérolas do rock´n´roll. Tudo Isto como pano de fundo para a maior gozação em cima de um grupo de militantes do movimento estudantil no período 1972-1974 e suas "contradições internas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário