quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Bizz número 1 - Sossega Leão!

SOSSEGA LEÃO!

    Se você vivesse no início dos anos 5O, vestiria seu terno de linho branco, encontraria sua namorada produzida com um tomara que caia de bolas azuis e iria a algum baile dançar ao som de Glen Miller e da última moda, os ritmos do Caribe, O baile seria animado por orquestras como as de Severino Araújo. Sílvio Mazucca ou Luiz Arruda Paes.
    Hoje, nos anos 80, você dificilmente sairá com um terno de linho branco e provavelmente, sua namorada não estará vestida com um tomara-que-caia de bolas azuis. Mas vocês podem dançar rumba, mambo, salsa e bolero se forem aos shows de uma banda que há dois anos espalha os sons do Caribe pelo Brasil: o Sossega Leão.
    A banda surgiu em 83, quando Skowa. que em 77 já tinha formado e dissolvido um outro Sossega Leão, montou um grupo para animar a Noite do Caribe. promovida pelo Sesc Pompéia, em São Paulo. De lá para cá o grupo passou a animar bailes com um repertório que incluía sucessos antigos da música centro-americana, reggaes e até Carlos Santana, já que um dos guitarristas Marcelo Tuba, é um aficionado de Santana e não deixa de encaixar solos roqueiros nas músicas.
    A gente passou estes dois anos informando o público sobre a existência deste som", lembra o baixista e vocalista Skowa. Apesar de já ter sido moda há trinta anos, a música caribenha foi propositalmente colocada de lado pelo bloqueio econômico e cultura promovido pelos EUA após a Revolução Cubana. De modismo, passou ter uma presença limitada a uma outra faixa dos discos.
    O Caribe só foi retomado de uma forma mais forte há dez anos, quando a salsa, nome genérico dado à música caribenha atualmente, passou a fazei sucesso nos EUA e na Europa. E o sucesso continua até hoje. A salsa, feita principalmente por cubanos e porto-riquenhos radicados em Nova York, é uma mistura do mambo e da rumba com o jazz moderno.

    Mapa musical
    Mas qual a diferença entre estes sons que vêm do Caribe "A América Central teve uma colonização muito variada e cada região criou sua própria música", lembra Guga Stroeter (vibrafone).
    Das colônias espanholas vieram os ritmos mais conhecidos. No México surgiu o bolero, e em Cuba, a canção habanera e a rumba, que misturada ao swing deu no mambo e, ao twist, no chá-chá-chá.
    O beguine e o merengue vieram das colônias francesas. Nas inglesas, surgiram o calipso das Ilhas Virgens e os jamaicanos ska e rêggae.
    Tudo isto, e mais alguns outros ritmos, sempre fizeram parte do repertório do Sossega nestes dois últimos anos. E continuará no que a banda decidiu chamar de "nova fase". Mas com um detalhe: sofrerá algumas modificações.

    Salada mista
    "Estamos tentando tocar só músicas nossas, parar de tirar arranjo d disco para arquivar no repertório d~ baile", lembra Tuba. Agora, o objetivo da banda é fazer um trabalho d criação dentro da música do Caribe explorando a formação individual d cada um de seus treze músicos. lsto mistura o rock, o free jazz, o blue, funk e ritmos brasileiros à salsa, ao ska ao mambo e ao bolero.
    O Sossega acaba de gravar seu primeiro LP que sairá pela Continental. "Ele é um divisor de águas", lembra Matias (trombone): "Está bem no meio das duas fases e foi feito com metade dedicada para a primeira e metade para a segunda".
    Por isto, o disco possui músicas novas compostas pela banda e algumas antigas com arranjos adaptados pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário