quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Um ano sem Renato Russo parte I - O punk que mudou o Brasil

O PUNK QUE MUDOU O BRASIL

  Dia 11 de outubro faz um ano que o Brasil perdeu Renato Russo. Mesmo sem estar entre nós, ele continua influenciando toda uma geração que cresceu ouvindo as mensagens certeiras que cantava à frente da Legião Urbana. Atendendo a inúmeros pedidos de nossos leitores, não deixamos a data passar em branco e preparamos este álbum especial (parte integrante de SHOWBIZZ 147) homenageando o ídolo. Uma Outra Estação, o último disco da Legião, já tem quase meio milhão de cópias vendidas e os fãs continuam ávidos por qualquer tipo de informação sobre o ídolo. Quem sente isso mais de perto é dona Maria do Carmo, a mãe de Renato, que recebe ligações diárias de fãs. "É incrível o carinho que eles têm pelo meu filho... Sentem muita falta dele e me pedem todo tipo de coisa. Outro dia uma menina me ligou desesperada pedindo os óculos do Júnior. Infelizmente, nem que eu cortasse em pedacinhos todos os tapetes e as cortinas da casa dele não daria para atender a todo mundo." Como já foi publicado em SHOWBIZZ, dona Carminha pretende fazer um museu Renato Russo, onde várias fotos, roupas e objetos pessoais de Renato serão expostos ao público. Mas isso ainda não tem nem data para acontecer. "No momento, não temos condição emocional de mexer com as coisas do Júnior. Ainda é muito difícil superarmos a perda. Peço aos fãs que, por favor, tenham paciência e não nos cobrem a respeito. Nem gosto de falar sobre essa idéia do museu na imprensa, para não transformá-la em obrigação", desabafa dona Maria do Carmo. Boa parte da herança artística de Renato, principalmente textos, está nas mãos de amigos. Coisas pessoais, como roupas, quadros, livros e alguns discos, continuam no apartamento em que o poeta vivia em Ipanema, no Rio. "A casa dele está intocada desde sua morte. Lá só entra uma pessoa para limpar. Quando tiver condições, vou até o apartamento para arrumar tudo", diz a mãe.  
  Fora os textos e, quem sabe, algumas músicas, que segundo dona Carminha estão com os amigos de Renato, existem sobras de estúdio de Equilíbrio Distante - que até agora já vendeu mais de um milhão de cópias - e de The Stonewall Concert, os dois discos solo do ídolo, que devem ser lançadas em CD no primeiro semestre do ano que vem. 
  Para este suplemento especial, ao invés de publicarmos uma burocrática retrospectiva da carreira do poeta ou uma melancólica coletânea de depoimentos saudosos e chorosos, lembramos os anos de formação de Renato Russo, menos conhecidos e bastante mitificados (exatamente por marcarem a transformação de um adolescente de talento promissor num artista consagrado). Além de publicarmos textos inéditos em que o próprio Renato registra esse período, conversamos com Paraná, primeiro guitarrista da Legião, Ico Ouro-Preto, que tocou na banda entre a saída de Paraná e a entrada de Dado Villa-Lobos, descobrimos detalhes dos primeiros shows da banda e fomos buscar informações reveladoras sobre o ídolo na época em que, pouco após Aborto Elétrico, o jovem Russo aglutinava pessoas e se tornava o maior expoente de um movimento que viraria lenda em Brasília e mudaria a história do pop rock brasileiro.

Um comentário:

  1. Muito bom ,porque não achei esse blog antes ?.Sou fã da Legião Urbana ,na Bizz existem muitas matérias sobre a banda .
    Por amor a arte publica mais .Gostaria muito que você publicasse : Revista Show Bizz 206 10 Historia Que Os Fãs Renato Russo.
    obrigado.
    Junior Belles Soares

    ResponderExcluir