sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bizz número 1 - Visual

 
VÍDEOS

    FICÇÃO 1
    FLASH GORDON NO PLANETA MONGO (Perils from the PlanetMongo, 1936)

    Direção: Frederick Stephani. Com Buster Crabbe, jean Rogers e Charles Middleton. Legendado.
    Flash (Crabbe) e sua deliciosa namorada Dale Arden (Jean Rogers. uma precursora da minissaia), impedem que o maquiavélico imperador Ming (Middleton) destrua a Terra. Mais um dos filmes que saíram da criação genial em quadrinhos de Alex Raymond. Divertido futurismo em cenários baratos, se comparados aos incríveis efeitos especiais de hoje.

    UNIVERSO EM FANTASIA (Heavy Metal, 1981)
    Direção: Gerald Potterton. Desenho animado. Legendado.
    Para quem curte quadrinhos, o estilo predominante na revista Heavy Metal (espaço, lances freaks e toques de neopsicodelismo). Diversos episódios.

    BLADE RUNNER (O Caçador de Andróides, 1982)
    Direcão: Ridlev Scott, Com Harrison Ford, Sean Young, Darvl Hanna. Original.
    Mesmo sem legendas, vale (e muito) pelo incrível impacto visual. Numa Los Angeles do futuro envolta na poluição e permeada pela cultura oriental, Harrison Ford é um policial com licença para matar andróides que se rebelaram contra o sistema. A trilha sonora de Vangelis contribui para tomar Blade Runner um dos mais belos filmes dos últimos anos.

    CONAN, O BÁRBARO (Conan, the Barbarian, 1981)
    Direção: John Milius. Com Arnold Schwarzenegger, James Earl Jones. Legendado.
    Conan, um personagem de quadrinhos, vive na pré-história. Seus pais foram mortos quando ele era criança. E sua missão na vida é a vingança. O assassino dos pais é Thulsa Doom, líder de um grupo religioso que cultua a magia.

    TROVÃO AZUL (Blue Thwider, 1983)
    Direção: John Badham. Com Roy Scheider (2010) e Malcolm McDowell (If}. Legendado.
    Alta tecnologia no combate ao crime. Um super-helicóptero, dotado de computadores e raios laser, ajuda a caçar bandidos em Los Angeles. Ação, efeitos especiais e bom ritmo. Acabou virando um seriado na tevê.

    MUSICAL
    THE PUNK ROCK MOVIE (1981)

    Diretor: Don Letts. Com Johnny Rotten e os Sex Pistols, The Clash, X-Ray Specs e outros, Original.
    As origens do movimento punk em Londres com as bandas que o inventaram e ajudaram a revolucionar a música pop: Johnny Rotten (agora John Lydon, com a banda Public linage Limited) e X-Ray Specs (com a cantora Poly Styrene), além do Clash, valem uma sessão muito atenta.

    THE POLICE AROUND THE WORLD (1982)
    Diretor: Kate e Derek Burbidge. Com o grupo lhe Police. Original.

    Alguns momentos arrastados, mas mesmo assim um excelente documentário de uma longa excursão do Police em 80 e 81. Belas imagens, inclusive as do grupo nas areias de uma praia carioca e no bondinho. Mas ao contrário dos outros países, não há imagens do show no Rio. Embora ótimo, foi pessimamente divulgado, reunindo apenas três mil pessoas no Maracanãzinho.

    DRAMA
    O FUNDO DO CORAÇÃO (One From the Heart 1982)

    Direção: Francis Coppola. Com Terri Garr, Frederick Forest, Raul Juliu. Nastassia Kinski. Legendado.
    Malhado por crítica e público à época de seu lançamento, o filme de Coppola que custou 40 milhões de dólares e levou dois anos para ser feito começa a virar verdadeiro culto em vídeo. Primeiro filme a ser editado em vídeo. Um visual belíssimo e uma careta - porém verossímil - história de amor. Do fundo do coração.

    APENAS UM GIGOLÔ (Just a Gigolo, 1979)
    Diretor: David Hemmings. Com David Bowie, Sidne Rome, Mo.rlene Dietrich, David Hemmings. Legendado.
    O charmoso e super cool Bowie como Paul, um gigolô de mulheres ricas. O pano de fundo é a decadente Berlim na época da ascensão do nazismo. O diretor, Hemmings, é o fotógrafo de Blow-Up.

    COMÉDIA
    CLUBE DOS CAFAJESTES (Animal House, 1978)

    Diretor: John Landis (de Os Irmãos Cara-de-Pau e Um Lobisomem Americano em Londres). Com John Belushi e Donald Sutherland. Legendado.
    Belushi, um dos melhores comediantes desta segunda metade de século (morto no ano passado com uma overdose de heroína), lidera um bando de malucos numa sátira à vida americana nos campus universitários da década de 60.

    O JOVEM FRANKENSTEIN (Young Frankenstein, 1974)
    Direção: Mel Brooks. Com Gene Wilder, Marty Feldman, Madeline Khan. Legendado.
    Verdadeiramente hilário. Frederick Frankenstein (Wilde) é um neurocirugião que volta ao castelo de seu avó, na sinistra Transilvânia, e resolve, a partir de velhas anotações, fabricar um homem com pedaços de cadáveres. Cenários e cenas lembrando os filmes de horror de antigamente.

    O INCRIVEL EXÉRCITO BRANCALEONE (Larmata, 1963)
    Direção: Maria Monicelli. Com Vitorio Gassman, Catherine Spaak. Legendado.
    O percurso quase surrealista de uma das facções que, na Idade Média, pretendia chegar em cruzada até Jerusalém. Um grupo de alucinados e desequilibrados é comandado pelo galante e boçal Brancaleone (Gassman)uma espécie de Dom Quixote medieval e italiano.

    POLICIAL
    A FORÇA DE UM AMOR (Breathless, 1983)

    Direção: Jim McBride. Com Richard Gere e Valerie Kapriskv. Legendado.
    Richard Gere, transpirando energia e inquietação, é um ladrão de canos que se apaixona por uma universitária francesa de classe média, numa versão encana de O Acossado , de Godard. Retrato perturbador de um personagem (Gere) que jogava com a vida até suas últimas conseqüências.

    O AMIGO AMERICANO (The American Friend, 1977)

    Direção: Wim Wenders. Com Bruno Ganz. Dennis Hopper. Liza Kreuzer. Legendado.
    Aclamado como a maior figura do novo cinema alemão. Wenders mostra no filme a vida de um pacato restaurador de quadros ser sacudida por uma proposta insólita -. a de matar uma pessoa no metrô de Paris.

    Levantamento feito a partir dos videoclubes Videoclube do Brasil, Audio, Omni Video e Videoland (SP) e Videoclube Nacional. Videoplay e Vídeoclube do Brasil (Rio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário