sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Bizz número 1 - Showbizz II

FESTIVAL PUNK NO RADAR

    Contra todos os diagnósticos, o Festival Punk promovido pela danceteria paulista Radar Tantã, nos dias 14 e 15 de junho. transcorreu na maior tranqüilidade.
    Antes dos shows, foi apresentado o filme Punks, realizado em 1983 por Sarah Yarhnie e AIbert Gieco Na seqüência, fulminantes assaltos sonoros do melhor punk paulista: Cólera, Inocentes, Ratos de Porão, Olho Seco, Lobotomia e Vírus 27.

KIKO CANTA LEGIÃO

    Já faz algum tempo que Kiko Zambianchi incluiu "Será", a música da Legião Urbana que estourou só agora. no repertório de seus shows.
    Na noite, porém, em que Kiko lançava o LP Choque na danceteria paulista Latitude 3001º a homenagem foi além. Chamou Dado Villa-Lobos, o guitarrista da Legião em visita a São Paulo. Assim que o garoto subiu no palco, recebeu a guitarra das mãos de Kiko, que pegou no microfone e emendou "Será" com Ainda é "Cedo", outra do grupo brasiliense.

POR QUEM OS SINOS DOBRAM

    O pacato pessoal da Vila Formosa, um bairro distante do centro de São Paulo, com certeza tem estranhado algumas das composições executadas no concerto mensal do carrilhão local, o conjunto de sinos da Igreja N.S.ª do Sagrado Coração. Algum dia um ouvido mais informado talvez identifique o que lá se escuta além de Bach, Mozart e Haendei. Nesse dia, Marcos Smirkoff, 22 anos, tecladista por opção e carrilhonista por acaso, espera ser cumprimentado, ao descer da torre, por algum roqueiro que dirá: "Adorei seus arranjos para essas músicas do David Bowie, Tailking Heads, King Crimsom, Frank Zappa e Brian Eno!"
    Pelo jeito, Marcos é o único carrilhonista pop do planeta.

IMPRÓPRIO PARA MENORES


    Um grupo de donas-de-casa d Washington, intitulado Parents Music Resource Center, está organizando uma campanha a favor da censura por faixa etária para letras de rock que sejam "violentas ou sexualmente explícitas". Para Pam Howar, c beça do PMSC, as jovens que o vem Madonna estão "aprendendo na mais tenra idade, como ser um rainha pornô no cio!"

DAVID BYRNE NÃO MORREU

    Se você é daqueles que estão achando Little Creatures, o novo LP dos Talking Heads, próximo demais do espírito pop ensolarado do Tom Tom Club, não se desespere. O cabeça pensante David Byrne não sofreu uma regressão até os tenros dias da Infância. A prova está em Music for the Knee Plays, o novo disco solo do rapaz, lançado lá fora há cerca de um mês, pelo selo ECM, especialista em jazz de vanguarda. São músicas criadas para os íntervalos/sketches da épica/qui lométrica ópera Civil Wars, de Robert Wilson. A inspiração vem da Dirty Dozen Brass Band, uma tradicional banda de metais e marchinhas de New Orleans. Todas as composições são arranjadas apenas com tubas, trompetes e outras cometas, voz e percussão. Alto teor de genialidade, ininterrupta atividade cerebral, como na letra de In the Future; No futuro será impossível distinguir as garotas dos garotos/mesmo na cama... No futuro toda casa será uma fortaleza/no futuro toda casa será um total centro de diversões/... No futuro haverá uma máquina que produzirá uma experiência religiosa através da música".


O ROCK ROLA EM MG

    Enquanto a Globo se esforça para ressuscitar o espirito dos Festivais da Record, o espirito de Woodstock renasce em Juiz de Fora (MG). O II Festival de Rock da cidade será realizado no fim de semana 24/25 de agosto, com mais de vinte bandas de todo o pais. Entre elas, Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Cólera e Celso Blues Boy. Informações pelos telefones 212-0987 (Juiz de Fora) e 714-4391 (Niterói)

MEGASHOW PARA A ETIÓPIA


    Aconteceu no dia 13 de julho o transatlântico show "Live Aid", uma reunião via satélite dos projetos Band Aid e USA for Africa. Totalizando onze horas de música, foram mais de cinqüenta artistas divididos entre Londres e Filadélfia (EUA). Entre eles: Eric Clapton, Duran Duran, Mick Jagger, Judas Priest, Tears for Fears, Stevie Wonder (Filadélfia), David Bowie, Phil Collins, Dire Straits, Elton John, Paul McCartney, Queen, Rod Stewart, Sting, U2 e Who.
    Organizado pelo idealizador do Band Aid, Bob Geldof (vocalista dos Boomtown Rats e o Pink do filme The Wall), o evento de mão dupla está arrecadando pelo menos dez milhões de dólares para as vítimas da fome na Etiópia. Enquanto isso, a iniciativa de Geldof com o Band Aid - já seguida pelos americanos e por músicos africanos (Tam Tam Pour L ´Ethiopie) -, vai ser colocada em prática por mais duas novas reuniões de músicos. A primeira, no Dompacto "Land of Africa",junta só grupos de reggae como Third Norld e Steel Pulse. A outra aglomera artistas de musicais da BroadNay, como Anthony Quinn e Liza Minelli. BIZZ diz: Prêmio Nobel da Paz para Bob Geldof!

II ABRIMA
    Foi realizada, entre 18 e 23 de junho, em São Paulo, a II Abrima -Feira Nacional de Brinquedos e Instrumentos Musicais. Músicos presentes, como Luiz Schiavon (RPM), tiraram consenso para destacar o TX-70, novo teclado da Gambit, e as baterias eletrônicas recém-lançadas pela Pitch (estes destaques da Feira são comentados em nossa seção Equipamento, pág. 62).Nas guitarras uma constatação. Se houve um considerável avanço tecnológico na indústria nacional d instrumentos musicais, o design ainda deixa muito a desejar. Alguma das tais guitarras pareciam mais pistolas a laser de uma ficção científica paraguaia.



SÃO PAULO, A BANDA

    Eles estrearam no começo do ano passado, com um show no Teatro Lira Paulistana, e desde então vêm espalhando sua proposta de dar um tratamento contemporâneo e eletrônico a ritmos do folclore latino-americano. Para Tadeu Passarelli (guitarra, craviola, xilofone, vocal) são estes os "ritmos do futuro, um filão que ainda não foi tocado".

INVERNO EM BRASA

    O frio pode estar de lascar os ossos, mas a noite paulistana vive um momento dos mais quentes. Primeiro, abriram novas casas para a apresentação de bandas emergentes - ou seja, Lira Paulistana e Madame Satã não estão mais sozinhas. Você pode ir também ao Incubus Sucubus, Via Berlim, Coliseum e Anny 44. Em segundo lugar, essa abertura coincide com Uma nova geração de grupos. Enquanto veteranos (já?) como RPM, Ira!, Titãs e Metrô lançavam seus álbuns de estréia com shows de infra-estrutura profissional (todos na Pool Music Hall), despontava nos porões acima uma nova safra, Vamos aos nomes: Akira 5, Muzak, 25 Segundos Depois, Voga, Fixpá, Reprise, Disciplina e Dum Dum Boys. Além disso, retornam com nova formação bandas que já têm uma história no circuito subterrâneo da metrópole. É o caso dos Voluntários da Pátria (troca de vocalista, baixista e baterista), das Mercenárias (nova baterista) e do Smack (reduzido a um trio desde que o guitarrista Edgard optou por ser exclusivo do Ira!). Outro acontecimento foi o primeiro show solo do tecladista/vocalista Kodiak Bachine, Ex Agentes, com projeções de pinturas renascentistas, super-heróis e nebulosas de ambientação cênica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário