sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bizz número 2 - Showbizz III

O CENTENÁRIO DE UM PIONEIRO

    Jelly Roll Morton falava pelos cotovelos. Dizia ter inventado o jazz em 1902 e não perdia uma chance de desancar seus colegas pianistas como Duke Emngton e Fats Waller. Esta figurinha controvertida, que morreu em 1941 e que, se vivo, faria cem anos no dia 20 de setembro, foi uma espécie de pioneiro na arte de levar músicos de jazz a criar arranjos orquestrais, em substituição à improvisação reinante. Seu trabalho como compositor e pianista pode ter sido superestimado, e sua fama repousa sobre gravações feitas entre 1026 e 1930. Mas sua influência sobre a música que se fez após estas gravações é inquestionável.

FESTIVAL FM DÁ DÓ

    Desorganização e desrespeito a um público pequeno e interessado apenas em sucessos de FM. Eis o São Paulo Rock Show e MPB promovido pela Rede Bandeirantes de 26 a 28 de julho em Interlagos.
    O esquema foi montado especialmente para a TV, com o show interrompido o tempo todo por comerciais e entrevistas. O público, obrigado a levantar toda vez que a câmera se virava para ele, escutava um apresentador confundindo Walter Franco com Jorge Mautner e outro, bêbado, levando bronca em pleno palco.
    Os sucessos ficaram por conta de nomes famosos e freqüentadores de FM. Na sexta Tim Maia. No sábado à tarde, Dr. Silvana e companhia. E à noite, Robertinho do Recife, Baby e Pepeu. No domingo, todos dançaram ao som de Herva Doce e Titãs.

PONTE AÉREA PARA AS ARTES

    Os cariocas invadiram as avenidas paulistas e os paulistanos tomaram de assalto às praias do Rio entre 8 e 20 de julho no projeto Conexão Urbana.
    Em São Paulo o evento aconteceu na Estação Madame Satã.Além das artes plásticas espalhadas por todo espaço e das leituras de poesia, a conexão trouxe o som da Rádio Fluminense FM de Niterói sob o comando do disc-jockey Maurício Valladares. Entre as bandas, o destaque ficou com o grupo Lado B.
    Já no Rio, as bandas paulistas não puderam tocar. O show de encerramento com os grupoS Voga, Basculantes, Ecossistema e Akira S e as Garotas que Erraram não aconteceu porque as luzes do Circo Delírio foram cortadas. Mas os cariocas viram as exposições de artes plásticas, foto, cinema, vídeo, dança, teatro, poesia e performan-ces.
    Inesquecível a apresentação da futurista "Eletro-Performance" de Theo Werneck, com muito baixo e bateria da banda Akira S. & as Garotas que Erraram. Ao final, aplausos super entusiásticos para a única apresentação a contar com a presença de uma banda.
MICHAEL JACKSON TRIDIMENSIONAL

    Há mais semelhanças entre Michael Jackson e Mickey Mouse e que o fato de os dois usarem luvas brancas. Jackson também vai fazer parte da galeria de tipos dos parques Disney. Sob a direção de Francis Ford Coppola e produção de George Lucas, ele vai ser o personagem de Capitão Eo, um filme em três dimensões de cerca de 12 minutos, que pretende falar de Disney como inovador técnico agora e no futuro, com estréia prevista para o ano que vem no Pavilhão Kodak da Imaginação no Epcot Center.

PUNKS MAIS PARA LÁ DO QUE PARA CÁ

    O grupo punk paulistano Cólera embarca,no inicio de 86, para a Europa. Um compacto com três musicas suas esta sendo editado na Bélgica, e é com a renda de sua vendagem que eles farão uma turnê por sete países do Velho Mundo.
    A viagem dá seqüência ao intenso intercâmbio mantido pela tribo. Nas paradas independentes de agosto, na Inglaterra, figura - por exemplo - o compacto duplo do Olho Seco, que leva apenas o nome da banda. Além disso, desde o ano passado essas duas bandas mais os Inocentes e os Ratos do Porão têm faixas editadas em coletâneas da Inglaterra, Alemanha e EUA.

UM DISCO PARA RAUL

    O fã-clube do Raul Seixas saiu na frente e pro-duziu um LP com o melhor da carreira de seu ídolo, O disco pode ser encontrado nos sebos paulistas ou pela CP 12106 (SP).

AO ESPOUCAR DO CHAMPAGNE

    Modéstia parte, as festas de lançamento da BIZZ em São Paulo (22 de julho), Rio (24 de julho) e Porto Alegre (02 de agosto) foram um arraso.
    Em São Paulo, os grupos Titãs e Sossega Leão e o mestre dos discotecários bandeirantes, Mr. Arthur Veríssimo, chacoalharam os três mil presentes á Pool Music Hall.
    No Rio, presença maciça do público, e o palco do Mistura Fina da Barra assaltado pela e Legião Urbana e Hojerizah. Em Porto Alegre o proprietário da danceteria Ovo de Colombo dizia nunca ter visto "algo assim" -    as portas tiveram que ser fechadas ás três horas, por motivos de segurança, e os últimos festeiros só debandaram lá pelas cinco e meia da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário