sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fichas do Rock - Arnaldo Baptista


ARNALDO BAPTISTA

BIOGRAFIA: Arnaldo Dias Baptista (São Paulo, 6/07/48) começa sua carreira aos dezessete anos, tocando baixo no grupo The Thunders, liderado pelo irmão Cláudio César Baptista - Em 66, passa a integrar o Six Sided Rockers - que, reduzido a um trio, se transformará nos Mutantes -> - Arnaldo deixa os Mutantes em 73. No ano seguinte, lança seu primeiro disco solo. Lóki? é aclamado pela crítica, mas não obtém sucesso comercial - A partir de 76, passa a ser acompanhado pelo grupo Patrulha do Espaço, que tem na sua primeira formação John Flavin (guitarra), Oswaldo Coquinho (baixo) e Rolando Castelo Júnior (bateria). - Após um silêncio de seis anos, grava em 80 o álbum Singin´ Alone - Em janeiro de 82, Arnaldo entra em coma depois de se jogar da janela de um hospital em São Paulo - Volta a se apresentar ao vivo em janeiro de 81, com um único show em São Paulo, dentro do evento MPB Independente - Em 87, sai o terceiro LP solo, Disco Voador - O lançamento seguinte é o LP ao vivo Faremos Uma Noitada Excelente, de 87. No ano seguinte, é a vez de Elo Perdido, o seu disco mais recente - Em 89, volta a se apresentar ao vivo. São apenas duas participações especiais, cantando e tocando teclados ao lado das bandas 3 Hombres e Maria Angélica. Os shows marcam o lançamento do LP Sanguinho Novo, em que treze bandas interpretam composições de Arnaldo.

FRASES: "Eu não me atirei da janela para me matar, o que eu queria era sair de lá" (em 83). "Eu abandonei o grupo por causa da amplificação transistorizada. Eu tinha um som pessoal, mas isso era amplificado em milhares de watts no P.A., entende? " (sobre sua saída dos Mutantes). "A gravadora achava que a Rita Lee deveria ter uma carreira solo. Ela se deixou levar por isso... e que continue assim". "Lembro o dia exato em que fiz essa música. Foi um modo que encontrei, naquele momento, de levar minha vida adiante" (sobre "Dia 36"). "Arnaldo Baptista é responsável por quase tudo que aconteceu na música brasileira de 67 para cá" (Rogério Duprat).

LPs: Lóki? (74), Singin´ Alone (80), Disco Voador (87), Faremos Uma Noitada Excelente (ao vivo, 87), Elo Perdido (88)

VÍDEOS: Maldito Popular Brasileiro: Arnaldo Baptista (90), de Patrícia Moran

Nenhum comentário:

Postar um comentário