sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Bizz número 2 - Trailer disc - O melhor de Joplin e Hendrix

 
O MELHOR DE JOPLIN E HENDRIX

    Aa
    1. Move Over representa um marco todo peculiar na carreira de Janis: foi ela mesma quem compôs a canção, um sacolejante rhythmin´blues, bem do jeitão que ela gostava de cantar (do LP Pearl - CBS, lançado originalmente em 1970).
    2. Me and Bobby McGee, uma balada ao violão de Kris Kirstofferson, revela outra faceta de Janis: uma interpretação mais cool e relaxada, bem diferente do dilaceramento bluesístico (do LP Pearl - CBS, lançado em 1970).
    3. Summertime uma das gemas faiscantes da ópera Porgy and Bess, de George Gershwin, nunca foi tão difundida como na voz de Janis Joplin. Em contrapartida, ela aproveita a canção como pista de decolagem para seus rascantes vôos vocais (do LP Cheap Thrills - CBS, lançado em 1968).
    4. Ball and Chain é nada mais, nada menos, que aquele tradicional bluezaço de Mama Thornton com que Janis deixou todos os queixos caídos no Festival de Monterey, em 67 (do LP Cheap Thrills - CBS, lançado em 1968).
    5. Down on Me, um blues tradicional com arranjo da própria Janis, não poderia faltar. Nesta gravação ao vivo, a Full Tilt Boogie Band pega fogo (do LP póstumo In Concert - CBS).
    6. Piece of My Heart foi um dos grandes hits de Janis em vida e leva na letra o tema favorito da cantora: como cada paixão vai rasgando irreversivelmente o coração (do LP póstumo In Concert - CSS).

    Bb
    1. Are Vou Experienced, um dos mais potentes blues psicodélicos de todos os tempos, merece ser ouvido com especial atenção ao uso que Hendrix faz da microfonia, aquele e agudo estridente que os amplificadores soltam quando aproximados de um microfone ou captador de guitarra.
    2. Little Wing, quase uma balada, com a letra mais lírica que Jimi escreveu, foi também gravada por Eric Clapton no LP Layla. Quem conhece só esta homenagem precisa ouvir a versão original.
    3. Voodoo Chile foi, junto com "Purple Haze", um dos maiores hits de Jimi em vida. Nesta versão ao vivo, só falta a guitarra falar.
    4. Hey Joe, uma canção tradicional do folclore americano, foi o primeiro compacto lançado pela Jimi Hendrix Experience, Na letra, a história de um homem traído que sai armado atrás da mulher.
    5. Wild Thing foi originalmente um hit dos Troggs, um grupo inglês que, em plena década de 60, era puro punk. Ao tocá-la, no Festival de Monterey, Jimi criou um efeito cênico que já faz parte dos Grandes Flashes da Galeria Roqueira: tacou fogo na guitarra (todas as faixas extraídas do LP póstumo The Jimi Hendrix Concerts - CBS).

2 comentários:

  1. Esse blog e o Velhidade são geniais. Prestam um favor imenso para a nação roqueira ao nos mostrar publicações de nossas épocas de criança e adolescente.
    Obrigado de coração!!!

    Obs: Pus um link seu no meu blog.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força, brother!
    Qdo puder, manda o seu blog pra eu adicionar aqui tbm...
    Abraço!

    ResponderExcluir