sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Fichas do Rock - Afrika Bambaataa



AFRIKA BAMBAATAA

BIOGRAFIA: Afrika Bambaataa (Nova York/EUA, 1958) entra, na adolescência, na gangue de rua Black Spades, no Bronx, Nova York - Em 74, a gangue se desfaz e ele funda a Zulu Nation, uma organização com atividades políticas e artísticas. Durante os anos 70, atua como DJ - Em 80, grava com o Cosmic Force (formado por membros da Zulu Nation) o single "Zulu Nation Throwdown Part One" - No ano seguinte, assina com o selo Tommy Boy. O primeiro lançamento pela gravadora, em 82, é "Jazzy Sensation", creditado ao Jazzy Five. A produção é de Bambaataa e Arthur Baker. Ainda nesse ano, sai "Planet Rock", single de Afrika Bambaataa e o Soul Sonic Force com produção de John Robie e Arthur Baker. Fundindo funk e música eletrônica, "Planet Rock" é um dos pioneiros do hip hop e um dos singles mais influentes de toda a dance music. Vende um milhão de cópias nos EUA e chega ao Top 60 na Inglaterra, além de valer a Bambaataa o título de "embaixador do hip hop" - O filme Beat Streel, de 83, traz Bambaataa cantando "Looking For The Perfect Beat". O single é sucesso nas paradas dance dos EUA e Inglaterra - "Renegades Of Funk" é o último lançamento pela Tommy Boy. O single entra no Top 30 britânico em 84. "Planet Rock", "Looking..." e "Renegades..." Farão parte do álbum Planet Rock, lançado pela Tommy Boy, em 86 - Assina com a Celluloid em 84 e lança com o Shango o disco Shango Funk Theology, co-produzido pelo baixista Bill Laswell. Em setembro desse ano, grava com James Brown -> o single "Unity (Part 1 - The Third Coming)", que entra no Top 50 britânico - "World Destruction", single de 85, reúne Bambaataa e John Lydon (PIL->). A composição de "Bam" e Laswell também é Top 50 na Inglaterra - Em dezembro de 85, reúne-se aos Artists United Against Apartheid (que inclui Peter Gabriel-> e Bono, do U2->) para a gravação de "Sun City", Top 40 nos EUA - Lança Beware, acompanhado pelo Family, em 86. Seu segundo disco com o Family, The light, tem participações de UB 40, Boy George->, Nona Hendrix e George Clinton ->, entre outros. "Reckless", com o UB 40, chega ao 17º posto na Inglaterra em 88 - Lança em 91, The Decade Of Darkness 1990-2000.

FRASES: "Fazíamos muito terror, mas conversávamos com alguns políticos, também" (sobre os Black Spades). "A Zulu Nation trabalha para a conscientização, mas também para o hip hop. Ela luta por liberdade, justiça, igualdade, conhecimento, compreensão, verdade e ciência. Deus, paz, amor e unidade são a mesma coisa". "Se continuarmos estragando o planeta que o Criador nos deu, traremos a destruição mundial, como eu disse em 84" (em 91).

LPs: (com o Shango) Shango Funk Theology(84); (com o Soul Sonic Force) Plane Rock-The Album (86); (com o Family) Beware (The Funk Is Everywhere) (86), Death Mix Throwdown (87); The Decade Of Darkness 1990-2000 (91)

FILME: Beal Street (84), de Stan Lathan

Um comentário: